quarta-feira, 26 de março de 2008

Falta de Educação

Ontem, dirigindo por esse trânsito caótico de São Paulo li no vidro de um carro a seguinte frase:

Falta de educação tem cura: procure um professor!

À princípio ri e concordei com a frase, afinal eu sou uma professora. Mas depois fiquei pensando sobre a grande importância de ser um educador e cheguei a conclusão de que há escassez de educadores.
Veja bem, de educadores; não professores!
Não é necessário ser professor para ser educador. É claro que pressupostamente um professor é um educador, mas nem todos educadores são professores.

Refletindo sobre essa importância de ser educador, pesquisei o significado de educação no dicionário e lá estava:

1 Ação ou resultado de educar(se). 2 Ensino, instrução. 3 Formação e desenvolvimento da capacidade física, moral e intelectual do ser humano visando à integração social. 4 Cortesia, polidez.

Volto então a questinar: De quem é principal responsabilidade de educar?

Dos professores? Dos pais? Da família? Dos vizinhos?Dos amigos? Dos colegas de trabalho , Da sociedade?

E sabe por que me pergunto isso ? Porque infelizmente a nossa sociedade está carente de educação.
Violência, Intolerância, Omissão, Egoísmo, Injustiça...são só alguns dos resultados dessa escassez.

Reflitamos um pouco essa nossa realidade...Vamos desempenhar o papel de educadores e veremos um futuro melhor se concretizar.

Boa semana!

Danielli

2 comentários:

HOVO disse...

"Todos" querem educação, e todos se entitulam "todos" e deixam a responsabilidade para "os outros".
"Os outros" fazem parte do "todos" mas nunca tem direito a defesa, afinal, são "os outros".
O que "ninguém" quer é compromentimento! O que "ninguém" quer é se expor! Pois no momento de folga "todos" querem relaxar, "ninguém" quer se esforçar, afinal, isso é problema "dos outros".
O dia em que "os outros" perceberem que conseguem melhorar a vida da sociedade tratando com respeito o vizinho podemos ter um dia bom.
Queria dizer mais, mas não fui muito bem educado.

Daysinhaa disse...

Ah então Tchia Dani...

Eu queria poder explicar isso em outras palavras, mas eu não estou conseguindo achar essas palavras certas, então eu vou tentar:.

Quando você convive em grupo, como no caso de uma escola, você automaticamente compartilha a sua educação, querendo ou não, alguns recebem uma boa educação, outros nós nem precisamos comentar né.
O que nós não podemos deixar acontecer é que as pessoas que receberam a boa educação e a compartilha, comece a fazer uso das más.

Era isso, ficou gigante...
hehehe


Mas continua sendo professora de português, que eu já estou feliz!!

=)