domingo, 4 de outubro de 2009

O que vale a pena professor?

O que vale a pena em ser professor?

Trabalhar...trabalhar...trabalhar...Escolas públicas e privadas: Estado, Prefeitura, Particular...30, 40, 50 aulas por semana até ficar doente e ter que gastar o dinheiro extra com saúde? (Já pesquisou qual é a profissão da maioria dos pacientes da área psiquiátrica dos hospitais?)

Aguentar calado as pressões e mal humor do chefe e engolir sapos quase sempre indigestivos? E quase sempre transformá-los em gastrite, esofagite, amigdalite e úlceras?

Ouvir falarem mal da sua profissão? Da sua atividade profissional? Ouvir...ouvir...irritar-se pelo julgamento quase sempre falso e desnecessário. Adquirir um estresse, uma depressão...

Ser julgado, observado e condenado porque você "deve" ser exemplo para a sociedade? E quem disse que professor não é ser humano?

Aceitar políticas públicas impraticáveis e ufanistas? Teorias importadas de realidades opostas as nossas.

Aguentar ser vaiado, violentado verbalmente e muitas vezes agredido fisicamente sem poder reagir? Transtornos psicológicos, traumas, pânicos.

Ter que ser submisso a superiores arrogantes e mal informados?

Seguir conteúdos descontextualizados e não-praticáveis? Ou ainda ser obrigado a seguir manuais, livros e apostilas que engessam sua criatividade e potencial?

Ver o caos na educação e não poder opinar, criticar ou agir porque você será "avaliado", "julgado" e "punido" por isso?

Ver a discriminação contra raças, credo e deficiência serem praticados ou verbalizados e não poder criticar porque você está sendo pago pra dar aula e não para opinar sobre o assunto?

Ver o futuro hipócrita, egoísta, corrupto, ladrão, assassino e trapaceiro sendo formado e não poder fazer ou falar nada porque você pode ser mal interpretado.

Trabalhar em um ambiente instável, repleto de "cobras"querendo te picar e te envenenar?

Trabalhar em uma ambiente de inveja e arrogância?

Trabalhar sem recursos didáticos e pedagógicos?

Salários baixos...Indisciplina...Nem se comenta...Isso não é nada perto de tudo que um professor vivencia.


E se mesmo assim eu e muitos outros (na concepção de não-professores ou até familiares) continuamos nessa área é porque somos loucos, "burros", incompetentes ou masoquistas. Ou ainda, somos "mal casadas", como afirmou um certo político.

É...não é fácil ser e continuar sendo professor... Será por isso que cada dia mais os cursos de licenciatura estão sendo reduzidos? Será por isso que muitos colegas de profissão estão deixando a área e partindo para várias outras atividades profissionais?

Vale a pena? Pense...reflita...


Danielli. V. Cabral





Nenhum comentário: